quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Carta

Sou uma arquiteta chamada Akwhanaly.A minha sociedade escolhia por uma asembleia de guerreiros os arquitetos.
A função de arquiteto era hereditária (que passava de pai para
filho).

Entre minhas responsabelidades está em projetar templos, palácios...


As esculturas eram bem acabadas. Ao fim de cada período de 52 anos , acendia-se o "Fogo Novo" no cimo da montanha de Uixanchteacalt e era comemorado com sacrificios , danças , renovação de utensilios domesticos e etc .



Leticia Netto
6° Ano C

Carta

Sou uma sacerdote e me chamo Huitzilopy tive esse nome dado pela minha família em homenagem a minha avó.

Eu acredito que no ano de 2012 o mundo vai acabar, eu também acredito em quatro sóiscada um com um tipo de habitantes: gigantes, que foram mortos por jaguares enviados por Tezcatlipoca; humanos que foram assomados por um grande vento feito por Quetzacoalt, e então eles precisaram agarrar-se a árvores, transformando-se em macacos.
Nós sacerdotes eram celibatários,quer dizer que eles não podiam
casar,entre as tarefas deles estavam cuidar dos templos,consultar os astros e guardar os manuscritos.

Eu vivi em um lugar onde a cultura predominava, tinham muitos rituais de música e canto, nossas pinturas eram feitas em paredes de templos, tecidos ou potes de cerâmica. As esculturas tinham uma grande expressividade e eram bem acabadas.

Ana Beatriz Santana
6º Ano C

A Arquitetura Asteca

Os templos e palácios das civilizações Astecas refletem conhecimentos técnicos de seus construtores e artesãos. Os templos Maias, principalmente os do período clássico, mostram a influência dos Astecas. Os templos astecas tinham bases quase quadrangulares que, expostas, davam forma as pirâmides , que em seu topo tinham uma plataforma, com uma pedra de sacrifícios. A decoração, com figuras de animais simbólicos, completava o quadro.

Sua arquitetura era, talvez, sua arte mais brilhante, com pirâmides com templos como a principal característica. Ou seja, as pirâmides não representavam em si nada, constituíam apenas uma forma de elevar-se os templos mais importantes até uma área alta, onde ficassem mais perto do céu. De todas as pirâmides, a mais gloriosa era, com certeza, a de Tenochtitlán, que estava , perto dos templos do deus Tlaloc e do deus Uitzilopochtli .



A técnica de construção Asteca era diferente da de Teotihuacán,que naquela cidade, os templos eram construídos de uma só vez, enquanto que em Tenochtitlán, os astecas iam ampliando os templos à medida que sua tecnologia permitia, como por exemplo a grande pirâmide de Tenochtitlán, a qual sofreu cinco ampliações - cada ampliação ocorria de acordo com uma crença religiosa de que o mundo acabaria a cada 52 anos.




Letícia Netto
6º Ano C

A Religião Asteca

Desde os indígenas do México, os Astecas foram os que mais cultuavam seus deuses. Com a chegada dos Espanhóis, a religião Asteca era feita de muitas crenças e cultos.Os deuses dos agricultores "casaram" com os deuses dos guerreiros.
Um dos tipos de Cerimônia de Sacrifício Humano era:
Que o mais bravo dos prisioneiros de guerra era sacrificado a cada ano. No dia de sua morte, ele tocava flauta . Sacerdotes e quatro belas moças acompanhavam-no.
Embora fossem herdeiros culturais de outras grandes civilizações, os Astecas conseguiram desenvolver técnicas e conhecimentos bastante elevados sobre a religião.

Ao fim de cada período de 52 anos, acendia-se o "Fogo Novo" no cimo da montanha de Uixachtecatl e se chamava "liga dos anos". Era comemorado como um verdadeiro "Reveillon" com sacrifícios, danças, renovação de utensílio domésticos ,etc...

Ana Beatriz Santana
6º Ano C

A Arte Asteca

As ruínas astecas indicam muito mais grandeza do que qualidade. Sua arte era menos requintada que a dos maias. Milhares de artesãos trabalhavam sempre para construir e manter os templos e palácios. Pequenos templos no topo de altas pirâmides de terra e pedra, com escadarias levando ao topo.Imagens de pedra dos deuses,muitas vezes de forma diferentes, e relevos com desenhos de simbolos que eram colocados nos templos e nas praças.

A mais famosa escultura Asteca é a Pedra do Sol. Era conhecida de forma errada como Calendário de Pedra Asteca. Os astecas eram artesões muito bons.Tingiam algodão, faziam cerâmicas e enfeitavam de ouro e prata e esculpiam muitas jóis finas com a pedra Jade.


Ana Beatriz Santana
6º Ano C

A ciência Asteca

Foi por causa das atividades dos sacerdotes Astecas, que desenvouveram boa parte de suas descobertas cientificas. Isso, por causa do fato de que os sacerdotes eram ao mesmo tempo os maiores interpretadores de Tenochtitlán. Por não terem suas vidas nem ao trabalho, nem à guerra, eles tinham tempo para à leitura, à observação dos astros e ao desenvolvimento da matemática
É verdade que a ciência (matemática, astronomia e engenharia...) os Astecas copiaram muito dos povos mais antigos no México, imitando-os em muitos aspectos, aperfeiçoando suas descobertas e, até mesmo, piorando algumas de suas invenções. A maior invenção, foi o calendário solar Maia , no qual havia uma , grande perfeição, que foi um pouco prejudicada na adaptação Asteca.


A engenharia dos Astecas era muito rigorosa , tendo construído dois aquedutos que levavam água potável do planalto até Tenochtitlán, além de muitas pontes , que constituíam a maior parte do território da capital..






Letícia Netto.
6º Ano C